Exercícios

https://br.depositphotos.com/32608625/stock-illustration-ecology-concept-with-question-mark.html


Pessoal, tirei de alguns sites, exercícios para vocês exercitarem. Dúvidas deixem no blog, as respostas podem comentar aqui em baixo que responderemos o mais breve possível, explicando cada questão.
Vamos lá?

(Fonte: Brasil escola)

A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:

a) fatores abióticos.

b) fatores bióticos.

c) biosfera.

d) nicho ecológico.                                                                                                             


e) Ecossitema


(Fonte: Cola na web)

Defina os seguintes termos:
a) População
b) Comunidade

Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a) comunidade
b) ecossistema
c) nicho ecológico
d) população
e) habitat
 

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:

1ª COLUNA     

(1) População

(2) Comunidade

(3) Biosfera                                                                                                                          

(4) Ecossistema


2ª COLUNA

(     ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
(     ) Populações existentes numa determinada área.
(     ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(     ) Ambiente habitável pelos seres vivos.

a) 4 – 2 – 3 – 1
b) 3 – 2 – 4 – 1
c) 4 – 2 – 1 – 3
d) 4 – 3 – 1 – 2

(Fonte: Rizomas.Net)

Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:
a) cinco populações.
b) seis populações.
c) duas comunidades.
d) seis comunidades.
 e) dois ecossistemas.

(UFSCAR-SP) A seguir estão descritas algumas relações entre seres vivos: 

I- a rêmora acompanha o tubarão de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os alimentos do tubarão e também a sua locomoção, mas não prejudica e nem beneficia o seu hospedeiro. 

II- a alimentação predominante do cupim é a madeira, que lhe fornece grande quantidade de celulose. Entretanto, ele não possui capacidade digeri-la. Quem se responsabiliza pela degradação da celulose é um protozoário que vive em seu intestino, de onde não precisa sair para procurar alimento. 

III- as ervas-de-passarinho instalam-se sobre outras plantas, retirando delas a seiva, que será utilizada para a fotossíntese. 

IV- nas caravelas existe uma união estreitas de indivíduo, cada um deles especializados em determinadas funções como digestão, reprodução e defesa. 

V- as orquídeas, vivendo sobre outras plantas, conseguem melhores condições luminosas, mas nada retiram dos tecidos internos destas plantas. Essas relações referem-se, respectivamente, a:

a) mutualismo, comensalismo, hemiparasitismo, colônia, parasitismo. 

b) comensalismo, mutualismo, hemiparasitismo, colônia, epifitismo. 

c) comensalismo, mutualismo, epifitismo, colônia, hemiparasitismo. 

d) mutualismo, comensalismo, parasitismo, sociedade, epifitismo. 

e) hemiparasitismo, mutualismo, parasitismo, colônia, epifitismo.

TEM MAIS QUESTÕES PRA GENTE? COMENTA AQUI EM BAIXO SUAS QUESTÕES E TENTAREMOS RESPONDER O MAIS BREVE POSSÍVEL

EM BREVE, MAIS QUESTÕES
 

Comentários