Interações ecológicas

Olá pessoal!

O Ecologia em Foco vai apresentar a vocês, de uma maneira sucinta, os tipos de interações ecológicas, mostrando seu conceito principal, exemplos com imagens. Vamos lá?

                  Relações interespecíficas
http://oikoslokos.blogspot.com.br/2013/04/as-interacoes-ecologicas.html

Inicialmente, o que quer dizer essas interações ecológicas?          


Assim como a ecologia, essas interações são as relações que os seres vivos têm tanto entre eles, quanto para o ambiente. MAS, não é só isso, pois estuda-se QUAIS são essas relações, e se essas relações beneficiam ambos os seres ou beneficia apenas um e outro fica no "prejuízo". E quando nos referimos a esse "benefício" e "prejuízo", queremos dizer que enquanto essas relações estão ocorrendo, um organismo está "ganhando" algo com isso, e o outro organismo está "perdendo". Podemos chamar também de relações positivas ou negativas, que acredito que seja melhor para essa situação. Vamos mostrar essas interações pra vocês entenderem melhor :) 


Relações intra-específicas
      
       http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013


Outra coisa que vocês precisam entender é que podem existir interações ENTRE AS ESPÉCIES e interações ENTRE ESPÉCIES DIFERENTES. As interações que ocorrem entre as MESMAS espécies são chamadas de relações intra-específicas e entre espécies DIFERENTES nós chamamos de relações interespecíficas.






Vamos começar com as relações POSITIVAS, ou seja, quando ambos estão se beneficiando, "ganhando" algo.


Perceba o polimorfismo:
diferenças anatômicas entre organismos.

http://oikoslokos.blogspot.com.br/2013/04/as-interacoes-ecologicas.html

Nós temos a Sociedade que ocorre com espécies intra-específicas como as abelhas, em que você consegue perceber que elas têm uma divisão de trabalho, mas eles são independentes, ou seja, eles conseguem sobreviver sem a presença do seu parceiro de trabalho. Existem as Rainhas, os Zangões e os Operários, ou seja, eles têm seus trabalhos específicos e trabalhando harmonicamente, beneficiando a todos.



Temos Colônias que todos os indivíduos (da mesma espécie) unem-se fisicamente e trabalham juntos para garantir a sua sobrevivência. Ao contrário da Sociedade, eles precisam do outro parceiro para sobreviver, pois eles PRECISAM do seu próximo para manter-se vivo. Dentro do termo "Colônias" nós podemos ramificar para mais dois termos: Isomorfas e Heteromorfas.

http://escolakids.uol.com.br/colonias.htm

Nas Isomorfas NÃO ocorre divisão de trabalho,  que é o caso dos corais (formados por vários cnidários (ex. corais, água viva) em forma de pólipos que constroem um esqueleto de 
carbonato de cálcio à sua volta.).

mw-860
A caravela-portuguesa é um exemplo de heteromorfa.
http://visao.sapo.pt/ambiente/opiniaoverde/brunopinto/a-caravela-portuguesa=f749877




Nas Heteromorfas ocorre divisão de trabalho indivíduos diferentes morfologicamente desempenhando funções distintas. Um exemplo clássico desse tipo são as caravelhas-portuguesas que são formadas por uma variedade de indivíduos com diversas funções.



VOLTANDO PARA AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS:


Agora vamos partir para as relações NEGATIVAS ou desarmônicas intra-específica:

Temos o Canibalismo que ocorre quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um indivíduo da mesma espécie. O motivo para esse acontecimento pode ser por causa da escassez de alimentos e o comportamento de algumas espécies. 

http://curiosidadesnotadez.blogspot.com.br/2010/07/
acasalamento-bons-para-uns-ruins-para.html

louva-a-deus é um dos exemplos mais clássicos. Durante a reprodução, a fêmea literalmente come a cabeça do macho, devorando-o vivo. Ao alimentar-se do macho, a fêmea assegura os nutrientes necessários para sua reprodução.

Temos as Competições Intra-específicas em que os indivíduos concorrem pelos mesmos recursos do meio, em especial quando há quantidades limitadas, e isso  existe em praticamente em todas as espécies. Partindo para as relações POSITIVAS ou Harmônicas interespecífica:


Temos a Simbiose que ocorre a associação de dois seres vivos, na qual ambos os organismos recebem benefícios, mesmo que em 

0000003838
Musgos e Liquens   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20173 

proporções desiguais. O líquen é o resultado da simbiose  entre o fungo e a alga, onde o fungo fornece abrigo e umidade e a alga fornece hidrato de carbono.






Mutualismo é uma relação de benefícios para as espécies envolvidas; porém, existe uma dependência mútua, pois uma não consegue viver sem a outra. A anêmona do mar e o caranguejo paguro também

caranguejo-paguro
O caranguejo paguro tem uma associação mutualística com a anêmona do mar.   http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/mutualismo.htm

estabelecem uma associação mutualística. Esse caranguejo tem o hábito de viver em conchas abandonadas de moluscos, e as anêmonas se instalam sobre essas conchas. Por ser provida de tentáculos cheios de substâncias urticantes, as anêmonas afugentam os predadores, conferindo uma maior proteção ao caranguejo, e a anêmona, por sua vez, que geralmente vive presa a rochas, pode expandir seu raio de ação alimentar, já que é levada para “passear” pelo caranguejo.

No Comensalismo acontece que apenas um dos indivíduos se beneficia e o outro nem se prejudica, nem se beneficia. Isso não deixa de ser uma relação harmônica, pois o outro não é prejudicado.  Um exemplo muito

b4f073019d3da2d1e31e0f7b4eae71cd
Podemos observar uma relação de comensalismo entre as rêmoras e o tubarão.      http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/comensalismo-uma-relacao-ecologica-interespecifica.htm

utilizado para o comensalismo é a interação que as rêmoras têm com os tubarões. As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões através de apreensórios e se alimentam dos restos alimentares do grande peixe, além de serem transportadas sem gasto de energia.

 

No Inquilinismo ocorre uma relação em que uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira sem prejudicá-la. Podemos destacar as orquídeas e as bromélias, plantas que vivem sobre outras. Essas espécies vegetais não retiram nenhum nutriente das árvores, que servem apenas de suporte. Sendo assim, elas não são consideradas 

bromelia-465802_640

Orquídeas e bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam.       https://pixabay.com/pt/bromelia-flor-orquidea-465802/

parasitas. As orquídeas e bromélias são chamadas de epífitas, uma palavra de origem grega que significa “sobre planta”. O benefício gerado é quem nas porções mais altas da árvore, elas conseguem mais luz para realizar o processo de fotossíntese. Como essas plantas vivem no interior de matas, conseguir luz é um trabalho difícil para vegetais de pequeno porte.

Na Protocooperação , embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique. Então é uma relação não obrigatória,

protocooperacao
Protocooperação entre o crocodilo africano e o pássaro palito. http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1412&evento=2

mas que ocorre benefícios mútuo.  Um exemplo muito bom é a relação que ocorre entre as aves-palito e os crocodilos: frequentemente existem sanguessugas e restos de comida entre os dentes dos crocodilos. Por causa disto, o crocodilo abre a boca e permite que a ave-palito pouse dentro dela para se alimentar dos restos de comida e das sanguessugas. Assim, o crocodilo fica livre desses "incômodos" e a ave-palito obtém alimento de maneira fácil e segura (porque o crocodilo não fecha a boca, e nenhum predador da ave-palito se aproxima do crocodilo).

Começando agora as relações interespecíficas desarmônicas (negativas):

Nas relações de Predação um indivíduo de uma espécie mata e se

lion-attacks-wildebeest
Leão tentando pegar sua presa. http://circuscircus.com.br/blog/os-10-maiores-predadores-do-reino-animal/

alimenta de um individuo de outra espécie, isso pode afetar não somente a população mas toda a comunidade. Como por exemplo, os leões quando vão caçar suas presas. 


mare-vermelha-como-se-da-esse-fenomeno
http://www.estudopratico.com.br/mare-vermelha-como-se-da-esse-fenomeno/



Temos o Amensalismo que é interação na qual um dos participantes é prejudicado e o outro não se afeta. No fenômeno conhecido como “maré vermelha”, que ocorre em águas marinhas, uma espécie de alga (dinoflagelados) libera toxinas na água para prejudicar outras espécies marinhas que vivem naquele ambiente. Desta forma, conseguem obter mais recursos destinados ao seu desenvolvimento.

carrapato
http://dicasboaspracachorro.com.br/doenca-do-carrapato-o-que-e-sinais-clinicos-como-prevenir-e-tratar


E temos o parasitismo que ocorre quando uma das espécies, conhecida por parasita, causa prejuízo à outra espécie, conhecida por hospedeira, da qual retira alimento. Como por exemplo o carrapato sugando o sangue do cachorro.


Existem mais relações, mas as mais importantes e mais conhecidas foram citadas acima. Depois postaremos um exercício básico aqui. Espero que gostem e até o próximo post :)


Deixem seu comentário abaixo, se tiverem dúvidas :)






























Comentários